UniPaz Uberlândia

Núcleo da Universidade Internacional da Paz de Uberlândia nasce do alinhamento de propósito de Angélica (Maria Angélica Marques Gomes, Assistente Social) e David (David Mário Reback Cava, Engenheiro) com os propósitos e filosofia da Unipaz.

Devemos buscar constantemente formas de contribuir com as pessoas na busca da paz, por meio do autoconhecimento, autoaceitação, autoamor, de um significado para vida e, sobretudo, na coragem para viver e construir este significado.

Queremos oferecer ferramentas para as pessoas encontrarem seus próprios caminhos, não as respostas. Porque elas são individuais: as pessoas e as respostas.

Não devemos ter a pretensão de ensinar as pessoas o que devem pensar, mas oferecer a elas oportunidade de pensar: o que as torna mais felizes, mais inteiras, mais realizadas. Ou o que as torna infelizes, insatisfeitas, frustradas.

No futuro, queremos ver nossos filhos, netos, amigos e familiares convivendo na UniPaz Uberlândia.

David e Angélica.

Por meio deste alinhamento de propósito, David e Angélica acreditam que a construção da paz é o resultado de uma educação apoiada numa visão transdisciplinar holística, fundamentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Desta forma esta haverá a construção da paz.

Somente em um espaço de essência humanista, transdisciplinar e holístico, de busca pelo autoconhecimento e compreensão de si, do outro, do mundo é que haverá a aprendizagem e o desenvolvimento da consciência e educação para a cultura da paz.

A UniPaz Uberlândia é, então, este espaço de vivência, reflexão, aprendizagem e compartilhamento experiencial para as pessoas se desenvolver e implementar mudanças tão necessárias para viver em paz nas dimensões individual, com a sociedade e a natureza.

Em 2014, Angélica e David conheceram a Universidade Internacional da Paz de Brasília– UniPaz – e convivendo e participando dos encontros, cursos e seminários, ampliaram a consciência com a prática da Visão Transdisciplinar Holística, base do método e da cultura da paz de Pierre Weil, fundador e primeiro reitor da UniPaz no Brasil.

 

À medida em que aprendiam com as formações da UniPaz, cresceu neles o sentimento de que mais pessoas poderiam ter acesso ao despertar que estavam tendo. Sentiram que era o momento de darem um passo ainda mais transformador na criação de uma cultura da paz.

Assim, a partir do segundo semestre de 2019, iniciaram o planejamento de criação do Núcleo da UniPaz, em Uberlândia. Para isso, buscaram pessoas com forte crença e disposição a trabalhar nesta causa. Marco Rodrigo Machado Lara e José Geraldo Gomes, com Angélica e David, formaram, então, este quarteto e começaram a se reunir semanalmente na construção de experiências educativas orientadas a paz, com apoio da UniPaz-DF.

Em 25 de março de 2020, lançaram a UniPaz para mais de 150 pessoas das mais diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento humano, numa perspectiva holística. Na ocasião, divulgaram a agenda de cursos e trouxeram Roberto Crema, atual reitor da UniPaz, para palestrar sobre O Poder do Encontro e a Arte de Viver a Vida, títulos de dois dos seus mais de 12 livros. Ele encerrou a noite com uma sessão de autógrafos e dedicatórias.

Naquela noite, nos sentimos íntegros por honrar e dar continuidade ao trabalho de Rosy Ortega e o Manoel Ortega: precursores que trouxeram os primeiros programas da UniPaz para Uberlândia.

Instagram